Está em dúvida do que preparar para o jantar? Hoje é uma data especial que precisa ser comemorada. O Dia do Macarrão ou Dia Mundial da Massa, comemorado no dia 25 de outubro, surgiu em 1995 durante o 1° Congresso de Pasta, em Roma. 

O famoso prato, que virou um símbolo gastronômico da Itália, tem fãs pelo mundo inteiro e tem diversas formas diferentes. Por exemplo, espaguete, talharim, penne, ravioli, gnocchi e muitos outros, o que não faltam são receitas de dar água na boca.

Para iniciarmos a viagem pelo mundo das massas, vamos falar sobre os quatro grandes grupos: secas, frescas, pré-cozidas e instantâneas. Então, continue a leitura deste artigo para conhecer cada uma delas.

Massas secas 

Este é o tipo de massa mais comum, sendo bem presente na nossa dieta. Estas massas possuem muitas vantagens: não são perecíveis, rendem grandes porções, têm baixo custo e são fáceis de preparar. 

Dentro deste grupo, encontramos algumas variantes, como:

Massa simples de sêmola

É elaborada a partir de sêmola de trigo-duro e água. Por isso, a sua coloração é mais clara, macia e mais soltinha. Mas o que a difere do macarrão tradicional? A massa de sêmola não contém adição de ovos em sua produção.

Massa com ovo

Além dos ingredientes citados anteriormente, contém adição de ovos.

Massa integral

São feitas a partir do trigo moído integralmente. Por isso, são nutricionalmente mais ricas e com grande quantidade de fibra. São uma boa escolha para pessoas que procuram uma dieta mais leve e saudável.

Massa com vegetais

Estas são as massas com a adição de vegetais na sua composição. Devido à sua aparência colorida, são uma ótima opção para a alimentação infantil e para dar vida aos pratos.

Massas frescas 

Como o nome já diz, são frescas, recentemente feitas. Estas são mais leves e macias, sendo muito comuns na preparação de raviolis e lasanhas, por exemplo.

Massas pré-cozidas

Estes tipos de massas passam por um cozimento prévio por meio de vapor ou água fervendo. Por isso, sua preparação se torna ainda mais rápida.

Massas instantâneas

Como o nome sugere, estas massas têm uma preparação extremamente rápida. Como por exemplo o famoso miojo. Durante o seu processo de fabricação, a massa recebe um pré-cozimento e termina com um tipo de fritura. Este último processo torna a massa seca novamente. Esta é uma boa opção para pessoas com uma rotina corrida.

Quais as massas mais adequadas para cada receita?

Fitas

É composta por massas como o fettuccine, linguine, tagliatelle e o tradicional espaguete. Para estes tipos, os molhos que tenham na sua base manteiga ou leite são uma boa escolha.

Tubos 

Esta é a categoria do penne, tortiglioni e tubetti. Os molhos que melhor combinam com estas massas são mais pesados, portanto, para acompanhá-las pode caprichar no queijo.

Formas

Esta é a categoria mais versátil, que inclui massas espirais (fusilli) e massas em forma de laços (farfalle). Podem ser usados todos os tipos de molhos e integrar tantos pratos quentes, quanto frios.

Micro massas

Por fim, aqui englobamos as pequenas massas como as estrelinhas, as letras ou as pevides. São ideais para a preparação de sopas.

Agora que você conhece todos os tipos de massa e quais os molhos ideais para acompanhá-las, você já pode escolher a sua favorita e contar para a gente aqui nos comentários. E, claro, não se esqueça de passar no Princesa para garantir os ingredientes mais frescos para a sua receita por um valor super em conta.