Está em busca de tempo de qualidade com a família? Para você que tem criança em casa, pode usar e abusar da criatividade para criar atividades que construam memórias especiais e afetuosas. Afinal, são nesses momentos que acontece uma maior conexão entre pais e filhos, avós e netos.
Nem sempre é fácil reunir a família para este tipo de atividade. Por isso, as crianças amam quando os adultos participam da brincadeira.
Você vai precisar do que tiver em casa mesmo e certamente vai agradar os pequenos de diferentes faixas etárias. Continue a leitura do artigo e conheça 10 brincadeiras divertidas para pais e filhos.
A importância de brincar em família
Antes de começarmos, vamos falar sobre a importância de brincar em família. Afinal, parece uma simples atividade, mas pode ter certeza de que vai fazer toda a diferença no crescimento e desenvolvimento das crianças.
A infância é uma época decisiva para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e de linguagem. As brincadeiras e atividades são capazes de estimular e despertar diversas aptidões que vão estar presentes para o resto da vida dos pequenos.
Mas, além disso, os momentos de brincadeiras com os pais, avós e adultos da família são capazes de estreitar laços e promover vínculos. Para isso, é fundamental desconectar-se. Ou seja, esquecer o celular, trabalho e preocupações por algumas horas, e de fato, pertencer ao mundo da criança. O ponto aqui é construir relações além de telas e distrações.
As brincadeiras e atividades junto aos seus pequenos são momentos exclusivos para sentar, interagir, se divertir, conversar e ficar bem longe de notificações do celular.
Brincadeiras para pais e filhos
A criatividade deve rolar solta durante as brincadeiras em família. Confira 8 ideias de atividade para adultos e crianças se divertirem juntos:
1- Jogos
Os jogos são uma ótima maneira de interagir, estimular a criatividade e se divertir muito juntos. Há para todos os gostos, dos clássicos até os mais recentes. Mostre para a criançada alguns jogos que você costumava brincar quando tinha a idade deles e também mergulhe no mundo deles e nas atividades que eles gostam de fazer.
A lista de jogos é infinita, por exemplo: Banco Imobiliário, Cara a Cara, Pega Vareta, Jogo da Memória, Dominó, Damas, War, Detetive, Gamão, Jogo da Vida e muito mais.
Mas, não se esqueça: o importante é criar um ambiente de competição saudável, fazendo com que a criança entenda tanto a vitória quanto a derrota.
2- Mímica
A mímica é uma brincadeira muito simples e capaz de estimular diversas áreas do cérebro. Não é preciso nada além da criatividade. Tente descrever ações, filmes, desenhos e pessoas famosas, por exemplo, apenas usando gestos.
Nesta atividade, a criança aprimora o poder da comunicação, memória, criatividade, espírito de equipe e muitas outras habilidades.
3- Post-it na testa
O jogo do post-it também não precisa nada além dele e uma caneta. No pedaço de papel, os jogadores vão escrever o nome de algum famoso, vai colá-lo na testa do adversário e ele terá que adivinhar.
O jogador com o post-it vai tentar adivinhar enquanto o outro revela as dicas. É uma brincadeira super divertida para qualquer faixa etária.
4- Leitura
A leitura é base para o desenvolvimento intelectual e crítico, por isso, transformá-la em algo divertido e prazeroso é muito importante. Uma dica é discutir sobre o texto, fazer perguntas, associá-lo com pessoas e situações que a criança está vivendo.
5- Criação de histórias
Deixe a imaginação guiar. Comece com uma história e a criança terá que continuá-la. Para ficar ainda mais interessante, utilize fantasias, objetos e acessórios para compor as personagens.
6- Adedonha
Adedonha ou Stop é um clássico para todas as gerações. Em uma folha de papel, separe categorias como: cores, animais, cidades, carros, artistas, comidas, entre outras. O primeiro a completar todas as categorias grita “Adedonha” ou “Stop”. Para a brincadeira ficar ainda mais interativa, a família pode se dividir em grupos.
7- Acampamento ou cabaninha
A criançada ama uma novidade e uma quebra na rotina, por isso, brincar e dormir dentro de uma cabana que vocês construíram certamente vai ser bem divertido. Para completar, contém histórias, levem guloseimas, mímicas na sombra de uma lanterna e solte a imaginação.
8- Cozinhar juntos
Essa também é uma ótima maneira para estreitar laços e desenvolver novas habilidades. Escolha uma receita preferida dos pequenos e estimule a criançada a colocar a mão na massa. O resultado da receita será o de menos, aproveite todo o processo. A diversão e a bagunça estão garantidas.
9- Cinema em casa
Essa é uma excelente opção para os dias chuvosos, por exemplo. Basta escolher um bom filme, estourar a pipoca, separar algumas guloseimas e curtir embaixo do cobertor.
10- Caça ao tesouro
Essa atividade pode ser feita dentro de casa ou ao ar livre. Você esconde um objeto e dá as instruções para que os pequenos o procure. É uma brincadeira bem dinâmica e divertida que pode estimular a lógica, trabalho em equipe e a capacidade de solucionar problemas.
A brincadeira é ainda melhor acompanhada de guloseimas
Toda brincadeira fica ainda mais divertida quando tem guloseimas para beliscar. E você já sabe onde encontrar os melhores doces e guloseimas com os preços mais em conta.
No Princesa, está rolando o Festival de Doces & Guloseimas até o dia 16 de outubro. Não deixe de aproveitar, escolha as brincadeiras para fazer com a criançada e já garanta as guloseimas para acompanhar.
Para saber mais sobre o Festival, clique aqui!