Crescimento da procura por alimentos saudáveis faz com que varejo abra os olhos para essa demanda

Segundo dados da Euromonitor International, o setor da alimentação saudável está se tornando cada vez mais importante com o seu crescimento exponencial nos últimos anos. Entre 2015 e 2020, esse aumento foi de 33%. Com a chegada da pandemia e as preocupações com saúde e bem-estar, 47% dos brasileiros começaram a perceber que precisam adotar novos hábitos alimentares e, com isso, o faturamento do mercado do segmento saudável foi de R$100,2 bilhões em 2020. Espera-se um crescimento adicional de 27% no segmento até 2025.

Esse novo cenário tem provocado um aumento no número de pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável, por isso o Brasil ocupa hoje o sétimo lugar no mundo em um ranking que avalia o mercado de alimentos e bebidas saudáveis ​​e as inquietações dos consumidores por aliar praticidade e bons preços. Uma pesquisa realizada pela FIESP mostrou que a busca por um estilo de vida que inclui alimentos mais nutritivos tem aumentado significativamente, cerca de 38% das pessoas consideram mais trabalhoso o preparo desses alimentos. Esta contradição tem feito com que o consumo  de alimentos ultraprocessados ​​continue elevado, principalmente porque o mercado carece de opções práticas e acessíveis.

Preferências mais saudáveis

Em busca de opções mais saudáveis, os consumidores estão abandonando produtos com ingredientes artificiais em favor de rótulos mais simples. Na América Latina, a produção de produtos clean label cresceu 18% entre 2018 e 2022, segundo estudo da Mintel. Além disso, de acordo com o estudo Future of Natural realizado por especialistas em FMCG, 76% das pessoas em todo o mundo afirmam que é importante que os alimentos e bebidas sejam livres de corantes artificiais.

Apesar do apelo crescente da natureza, a nova geração de consumidores não quer abrir mão do sabor e do apelo visual dos seus alimentos. Por isso, mantêm a procura por produtos alimentares coloridos, mas sempre associados a ingredientes naturais. Isso aumenta o interesse pelas características sensoriais, sugerindo que elas também são bonitas e saudáveis.

Na era das mídias sociais, uma conta de alimentos totalmente compartilhável e “amigável ao Instagram” é obrigatória. Cores vivas, formas inovadoras e texturas surpreendentes são tudo o que os consumidores desejam.

Produtos preferidos

Segundo 14ª edição do levantamento anual Tetra Pak Index, a pesquisa apontou que escolha de produtos funcionais nas prateleiras ou online, os participantes preferiram sucos de frutas (50%), laticínios fermentados (37%) e bebidas lácteas ricas em proteínas, vitaminas e/ou cálcio (31%). No Brasil, o consumo ocorre principalmente em casa (85%) e em ambientes como academias, escolas e escritórios. A grande maioria dos entrevistados compra esses itens para consumo próprio (88%).