O bom e velho churrasco é muito mais do que um prato típico no cardápio brasileiro, é um verdadeiro evento social. Por isso, há sempre um motivo para juntar amigos e família para assar aquela carne e jogar conversa fora.
Está pensando em fazer um churrasco em casa? Se você ainda não tem muita experiência com o assunto, saiba que existem alguns segredos para preparar aquele churrasco de sucesso. Então continue a leitura deste artigo para descobrir algumas dicas para não errar no seu churrasco.
O pré é tão importante quanto
Isso significa que um bom churrasco requer planejamento, paciência e alguns cuidados especiais. É preciso ir ao mercado e selecionar produtos de qualidade para garantir o sabor. Afinal, não é qualquer carne que fica boa ao ser preparada na brasa.
E, por falar em brasa, este é um momento pré-churrasco que requer muita atenção. Acender o carvão pode ser desafiador, por isso, é preciso ter técnicas na manga para poder acendê-lo sem problemas.
Uma maneira que costuma dar muito certo é fazer pequenos cones de papel-toalha, colocá-los entre os carvões, enchê-los com óleo de cozinha e então colocar fogo nas pontas dos papéis. Quando o carvão pegar fogo e começar a levantar as labaredas, são necessários mais aproximadamente 30 minutos para a brasa ficar no ponto ideal. Não faça o seu churrasco com a labareda inicial e, sim, quando o carvão estiver acinzentado em brasa.
Calcular a quantidade ideal para cada pessoa
É importante calcular a quantidade de carne para cada convidado para evitar desperdícios. Geralmente, é recomendado cerca de 400g de carne por pessoa. Depois de somar o número de convidados, divida o volume total de carne calculado entre os tipos de peças que pretende utilizar. Um churrasco para 10 pessoas, por exemplo, deve contar com cerca de 4 kg de carne (sendo dois tipos para a entrada e mais dois para as maiores). Assim, divida esses 4 kg em: 1 kg de picanha, 1 kg de fraldinha, 1 kg de frango e 1 kg de linguiça.
Invista nos temperos
O sal grosso é o tempero básico de todo churrasco. Mas, se você quiser diferenciar e explorar novos sabores para o seu churrasco, invista em temperos. Para quem deseja ousar um pouco mais no churrasco, pode combinar o sal com tomilho, ervas secas, azeite de oliva e até manteiga para deixar a carne ainda mais suculenta e saborosa.
Outra dica para temperar bem a sua carne, é adicionar o sal apenas quando for grelhar as carnes, dessa forma, ela não perde a suculência. E, evitar o excesso do tempero com as carnes que já estão fatiadas, pois elas absorvem o conteúdo mais rapidamente do que as peças inteiras.
Não se esqueça dos acompanhamentos
Os acompanhamentos do churrasco não devem disputar o sabor da carne, que é a nossa estrela. Eles devem ser complementos que a ajudem a brilhar ainda mais. Para essa finalidade, os carboidratos são uma ótima pedida para comporem um churrasco. A farofa, o arroz, os pães de alho e as batatas são excelentes opções de acompanhamentos para o seu churrasco.
Evite pratos com ingredientes muito gordurosos e pesados e invista em acompanhamentos mais leves. Afinal, as carnes já têm um alto teor de gordura. Por isso, aposte na clássica salada de folhas, que pode ser composta por alface, agrião e rúcula.
Use técnicas para grelhar a carne
Não basta apenas jogar a carne na grelha. É preciso utilizar algumas técnicas para garantir uma carne mais macia, suculenta e saborosa. De uma forma geral, colocar as carnes bem próximas da brasa do carvão e não deixá-las ultrapassar o período de 10 minutos.
Dessa forma, a sua carne vai ficar selada na superfície e suculenta por dentro, evitando o ressecamento da peça. Para as carnes mais grossas ou para chegar ao ponto mais bem passado, é preciso selá-las primeiro e, em seguida, colocá-las em espaço na grelha mais distante da brasa.
5 cortes de carne para churrasco
Fraldinha
A fraldinha é uma das peças com melhor custo-benefício, está localizada na lateral do abdômen do boi e conta com fibras longas e pouca gordura. Pode ser preparada temperada com alho, louro, manteiga ou apenas com sal.
Contra-filé
É o tipo de carne que agrada a todos. Com um longo corte, ela está localizada na região traseira do boi. O contra-filé pode ser temperado com pimenta ou somente sal.
Alcatra
A alcatra possui fibras curtas e está localizada na região traseira do animal, entre o lombo e a coxa. O seu preparo deve ser feito em bifes grossos, temperados com sal e pimenta do reino.
Costela
Carne com longas fibras retiradas da parte superior da caixa torácica do boi. Seu preparo deve ser “ao bafo”, enrolado, de preferência, em papel alumínio e com um longo período de cozimento.
Picanha
A mais famosa e preferida da maioria, a picanha faz parte da traseira do boi, em cima da alcatra e conta com uma grande camada de gordura. Seu preparo pode ser feito em peças inteiras ou em bifes, geralmente temperadas apenas com sal ou alho.
Aproveite o Festival de Carnes Princesa
Quer comprar os itens para o seu churrasco com descontos super especiais? Então não deixe de aproveitar o Festival de Carnes Princesa!
E tem mais, baixe agora o App Princesa para garantir descontos, produtos exclusivos e acumular pontos para trocar por brindes! Baixe já e tenha o Princesa bem na palma da sua mão!